28 de Junho foi dia de STOP BOLSONARO em várias cidades do mundo

Entidades e partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro promoveram no último  domingo, 28 de junho, o protesto “Stop Bolsonaro” (em português, ”Parem Bolsonaro”) em São Paulo e Brasília, nas redes sociais e em mais de 20 países ―como Espanha, Itália e Alemanha. Os atos enfatizaram a ameaça à democracia brasileira feita pelo mandatário e seus apoiadores, assim como a falta de uma resposta efetiva por parte do Governo Federal à pandemia de coronavírus ―que até este sábado já deixou mais de 57.000 mortos e 1,3 milhão de contagiados no Brasil, de acordo com os dados oficiais, conforme informou o jornal El País.

Colonia, Alemanha/ Foto Grupo “Desmascarando Bolsonaro, já!” (Responsável: N. Martins).

Segundo o portal Uol, em Paris, a manifestação aconteceu com um dia de antecedência. Por causa do segundo turno das eleições municipais na França no último domingo, o ato parisiense “Stop Bolsonaro” foi realizado no sábado (27). O local escolhido foi o Jardim Marielle Franco, no 10° distrito da capital, inaugurado em 2019 em homenagem à vereadora carioca assassinada no Rio de Janeiro. O evento foi convocado pelo Comitê francês Lula Livre, pelo “Levante Mulheres Derrubam Bolsonaro”, pelo Alerta France-Brésil e pelo RED-Br (Rede Europeia pela Democracia no Brasil). 

Manifestantes do ato parisiense “#StopBolsonaroMundial”, nesse sábado 27 de junho de 2020. © RFI/Adriana Brandão

Ainda segundo o portal Uol, em publicações nas redes sociais, os manifestantes contrários a Bolsonaro afirmam que o presidente tem posto a democracia em risco com suas declarações e não tem atuado de forma efetiva a combater a pandemia do coronavírus no Brasil. Há também críticas à aproximação de Bolsonaro com o centrão, grupo informal de partidos sem ideologia clara, em busca de apoio no Parlamento em troca de cargos.

Veja vídeo publicado pelo Portal Uol:

A Europa, com a adesão de 14 países foi o continente de maior mobilização. Atos já foram realizados em cidades europeias como o Porto, Lisboa, Madri, Viena, Munique, Estrasburgo, Bruxelas, Bologna, Roma, Amsterdam, Genebra. Em muitos deles, a participação foi pequena, mas a ideia dos organizadores era também usar as manifestações para agitar as redes sociais. Manifestações também estão previstas em outras regiões (Nova Zelândia, América do Norte e América Latina) e em várias cidades do Brasil. O movimento #StopBolsonaroMundial foi uma iniciativa do FIBRA – Frente Internacional Brasileiros contra o Golpe, que nasceu em 2016 após a destituição da presidente Dilma Rousseff . 

Na Alemanha, atos aconteceram em várias cidades. Acompanhe as fotos enviadas pelo Grupo “Desmascarando Bolsonaro, já!” (Responsável: N. Martins).

 

Munique

Berlim

Hannover

TÜBINGEN

Hamburgo

Colonia

Siga as manifestações pelo perfil @StopBolsonaro.

Kátia Visentainer

Comunicação -PAD – Processo de Articulação e Diálogo