Lançamento de relatórios

Novos relatórios repensam a América Latina e o Caribe hoje

No próximo dia 13 de dezembro em São Paulo, as organizações não governamentais Christian Aid e CREAS lançarão e debaterão dois documentos de extrema relevância para a América Latina e o Caribe. Os documentos em questão possuem intensa relação entre si ao, por meio de estatísticas e voz dos movimentos sociais, igrejas, teólogos e estudiosos, explicitar como as desigualdades presentes na região se interligam e acentuam um cenário de grande exclusão social, injustiças, crescente violência e retrocesso de direitos.

Em 2012 a Christian Aid, agência ecumênica britânica e irlandesa, lançou um primeiro relatório sobre o escândalo da desigualdade na América Latina e o Caribe que pautou os debates na cooperação internacional e nas suas relações com a região. Seis anos depois, elaborou, juntamente com InspirAction da Espanha, o segundo relatório sobre as múltiplas faces da desigualdade na América Latina e no Caribe’, onde destaca as inter-relações que fazem com que a região continue sendo a mais desigual do mundo.

Desde 2016, CREAS (Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviço) coordena, junto com organizações internacionais e latino-americanas baseadas na fé, universidades, implementadores dos objetivos de desenvolvimento sustentável e organismos multilaterais, um amplo processo de diálogo de alto nível sobre ética e economia na arquitetura financeira mundial, para a construção de um documento que será entregue para a reunião do G20 que ocorre no final de 2018 na Argentina.

Para Mara Luz, Diretora da Christian Aid para a América Latina e o Caribe, as ‘publicações são fundamentais para entendermos como as desigualdades operam em um cenário de crescente violência contra povos indígenas, populações negras rurais e urbanas, mulheres, afetados pelos megaprojetos e a comunidade LGBT em suas inter-relações entre gênero, etnia, raça, diversidade sexual. Ao mesmo tempo, como as organizações sociais precisam estar em aliança para atuar nesse cenário cada dia mais desafiador’

Para Humberto Shikiya, Diretor de CREAS ‘ A reflexão e análise dessas publicações oferecem propostas e recomendações para a redução das desigualdades estruturais da região. Como organizações baseadas na fé, queremos trazer visibilidade para os diferentes líderes sociais e religiosos, frequentemente convidados a fornecer propostas de ética aplicada para contribuir na transformação dos sistemas econômicos mundiais, para que os mesmos sejam orientados rumo a um desenvolvimento humano, integral, transformador e sustentável. ’

O evento contará com a presença da comunidade ecumênica global: Rudelmar Bueno de Faria, Secretário Geral da Aliança ACT; Mara Manzoni Luz, Diretora para da América Latina e Caribe na Christian Aid; Carlos Rauda, Coordenador da Aliança ACT na América Latina e Caribe; Humberto Shikiya, Diretor do CREAS.

Christian Aid e CREAS são membros da Aliança ACT, uma coalizão composta por 142 organizações ecumênicas de mais de 100 países ao redor do mundo.

Endereço: Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade – Praça Olavo Bilac, 63 – Campos Elíseos – São Paulo, Brasil

Data: 13/12/2017                                                                    

Hora: 19hs

Fonte: Christian Aid