Diálogo sobre cooperação e filantropia – para defesa de direitos e desenvolvimento

Na atual conjuntura há desafios globais das relações de cooperação e filantropia para organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam no desenvolvimento pela garantia dos direitos e defesa da democracia. No Brasil, o surgimento de novos atores no financiamento público e a multiplicação de fundos comunitários têm apontado uma nova configuração nos processos organizativos e nas disputas por poder e espaço no âmbito da sociedade civil organizada.

Isso desponta como um contexto favorável para novas metodologias nas relações entre OSCs e seus apoiadores. É um processo que não só amplia as possibilidades de acesso a recursos, mas também constrói um exercício de agenda, de poder e de criatividade na gestão e nas decisões dos movimentos sociais e organizações populares sobre suas ações. Além dessas oportunidades, essa nova dinâmica traz consigo dúvidas e inquietações sobre quais são as condições de engajamento nestas relações, limites e possibilidades de atuação direta e influência nas agendas, e os possíveis cenários, sobretudo numa conjuntura pós-pandemia.

Para entender melhor as novas configurações e discutir mais sobre os possíveis caminhos para impulsionar a agenda de direitos através da cooperação, a CESE realizou duas rodas de conversa com a equipe interna e organizações parceiras: “Diálogos sobre a Cooperação e Filantropia para defesa de direitos e desenvolvimento” e contou com a mediação de Julia Esther -Secretária Executiva do PAD e de Domingos Armani – Consultor em Desenvolvimento Institucional para OSCs.

A roda de conversa foi iniciada com um panorama histórico sobre as relações com a cooperação internacional e poder assimétrico entre agência OSCs, marcadas nas últimas décadas pela profissionalização e tecnização das ações apoiadas. Foram abordadas também questões sobre a valorização dos sujeitos políticos que incidem nas transformações sociais; os avanços na filantropia brasileira e as implicações para a sociedade civil organizada ao estabelecer conexões com novos atores.

Na perspectiva de contribuir mais com essa discussão, a CESE e o PAD produziram uma publicação com a sistematização dessas duas rodas de diálogo. Com análises e leituras das pessoas convidadas, a partir dos seus locais de falas e experiências do que tem sido atuar na filantropia e no diálogo com a sociedade civil organizada.

Leia aqui!