Lançamento – Os ODS à luz dos Direitos Humanos

No momento em que apresentamos a publicação, “Os ODS à Luz dos Direitos Humanos”, organizada pelo PAD,  o Brasil vive um tempo de desesperança. E é justa e corajosamente neste momento desalenta-dor que a análise crítica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada a partir da defesa de direitos humanos e da atuação de organizações, redes e movimentos sociais no campo de defesa e garantias de direitos, se faz uma iniciativa necessária de atualização e monitoramento da agenda proposta pela ONU no Brasil.

 

O racismo, o patriarcado e a financeirização dos bens comuns são vetores de desigualdades históricas e naturalizadas pelas marcas irreparáveis da violência contra o povo negro, as mulheres, os povos indígenas, povos e comunidades tradicionais.

A publicação que aqui se apresenta é uma possibilidade insurgente de dialogar com a Agenda 2030, à sombra de um Jequitibá-rosa em extinção, às margens das nascentes dos rios ameaçados pela mineração, nas manifestações antirracistas contra os assassinatos de negras e negros, nas lutas feministas em defesa dos corpos e vidas das meninas e mulheres, e em destemida oposição a governos fundamentalistas e conversadores que ataca e reduz políticas sociais em nome de uma ideologia de branqueamento, como afirma Lélia Gonzales.

A esperança brota da existência persistente e resiliente das organizações, redes, fóruns e movimentos sociais que atuam diretamente na execução de programas e projetos junto a pessoas, grupos e territórios – no enfrentamento à fome, ao racismo e à misoginia, à devastação socioambiental, ao desmonte da educação e saúde pública, da agricultura familiar agroecológica, da economia popular solidária, da laicidade do estado, e do direito à participação social.

Há décadas essas organizações atuam e incidem pela garantia e implementação de políticas públicas e por mudanças profundas na estrutura colonial produtora de desigualdades no Brasil. Há décadas também incidem junto a parceiros internacionais para que os acordos comerciais entre os países não sejam pactuados em detrimentos da dignidade das pessoas e dos bens comuns.  É a partir desse lugar, que a leitora e o leitor terão a possiblidade de analisar o contexto político dos ODS nas entranhas da sociedade brasileira. Esperançando,  porque da luta: não se desiste jamais.

Leia o estudo completo em português: Aqui!

Leia o estudo completo em inglês: Aqui!